top of page

PLACAS PADRÃO MERCOSUL

De acordo com a publicação do dia 27/08/2016 feita no Diário Oficial da União, a data definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) para a obrigatoriedade do uso das novas placas para todos os veículos é até o dia 31 de dezembro de 2020.

A partir de 2017, os veículos novos já serão emplacados com o novo modelo de placas que, além de criar um visual único para os países que compõem o bloco Mercosul, irão possibilitar um maior número de combinações de números e letras.

Veículos usados precisarão efetuar a troca das placas somente quando for necessário alguma alteração nas mesmas, ou seja, no momento de troca de município ou quando precisarem alguma alteração nas mesmas (placa danificada, lacre rompido, etc).

O novo modelo conta sempre com fundo branco e o que varia é a cor da fonte. Para veículos de passeio, a cor da fonte será preta; veículos comerciais, cor vermelha; carros oficiais, cor azul; para veículos em teste, a cor da fonte será verde; diplomáticos, cor dourada; para colecionadores, cor prateada.

Serão quatro letras e três números e poderão estar embaralhados.

O tamanho continuará sendo o mesmo: 40cm X 13cm

O nome da cidade e estado estarão na lateral direita, acompanhados dos seus respectivos brasões e o nome do País estará na parte superior, sobre uma barra azul.

Marcas d’água com nome do País e do Mercosul estarão gravadas ao longo das placas, para evitar falsificações.

No Brasil, as placas ainda terão uma tira holográfica do lado esquerdo e um código bidimensional, onde constará a identificação do fabricante, a data de fabricação e o número serial da placa.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page